Infelizmente os sites de busca são meros indexadores da Internet. Eles fazem o possível para evitar que o banco de dados seja contaminado por pragas como essa mas nem sempre isso é possível.
Para conseguir achar a informação que você procura, é imprescindível formular a pesquisa de uma maneira precisa. Uma pesquisa por "celular motorola v3" é tão vaga quanto uma pesquisa por "ford" (o site de buscas não sabe se o que você quer é o fabricante ou a pessoa).
Frequentemente me deparo com situações como a que você descreve: excesso de propagandas. Portanto, use as seguintes dicas para encontrar mais rápido o que você quer:
- Se você quer saber as especificações técnicas do Motorola V3, por exemplo, pesquise por "especificações motorola v3".
- Da mesma forma, se você quiser achar o manual do Motorola V3, pesquise por "manual usuário motorola v3 filetype:pdf". O operador filetype:pdf indica que você quer localizar arquivos do tipo PDF (é um formato para documentos eletrônicos; os fabricantes normalmente distribuem os manuais nesse formato).
- Use o operador - (sinal de menos) para excluir as páginas indesejadas. Por exemplo: "celular motorola v3 -mercadolivre -interney -shopping -compras -comprar". Se você ainda acha que há muita poluição nos resultados, observe os títulos das páginas que estão poluindo e coloque essas palavras junto com o sinal de menos na pesquisa. Você pode adicionar quantos desejar.
- Se você quiser restringir a sua busca a somente um site, use o operador site:. Por exemplo: se quiser procurar somente nas páginas dentro do site do Mercado Livre, use "motorola v3 site:mercadolivre.com.br"
- Você também para fazer uma busca somente em sites brasileiros, se você não quiser ler páginas em inglês
Essa é uma situação chata, de fato, mas com as dicas acima você conseguirá encontrar mais rápido aquilo que ele procura.
Fato: Os sites de busca utilizam robôs para varrer a internet e adicionar ao banco de dados. Eles não são tão bons quanto seres humanos para detectarem e removerem sites que são propagandas óbvias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário